O projeto compreende a capacitação de estudantes, profissionais e entusiastas por meio de turmas de curta duração a serem ofertado alinhados aos pilares da Indústria 4.0.

O curso é pautado em processo de ensino-aprendizagem em trilhas educacionais onde os temas abordados são tecnologias voltadas para a Indústria 4.0.

Na trilha escolhida pelo aluno, ele será incentivado a desenvolver as atividades do curso de forma prática e aplicar os conhecimentos adquiridos.

Características Inovadoras:

• Fornecerá acesso a tecnologias avançadas, como dispositivos IoT, impressoras 3D e ferramentas de Inteligência Artificial.
  • Enfatizar ainda a atualização constante do conhecimento, dada a natureza dinâmica das tecnologias adotadas nos módulos, tendo assim acesso aos recursos e materiais atualizados.
  • Estudo e aplicação de conhecimentos atuais não somente na área da computação, mas em diversas áreas do conhecimento, tendo em vista a diversidade de aplicações das tecnologias envolvidas no projeto.

Trilhas

1. Inteligência Artificial (IA)
    Este curso explora os fundamentos e aplicações avançadas da Inteligência Artificial (IA).
    Os participantes mergulharão em algoritmos de aprendizado de máquina, compreendendo como criar sistemas inteligentes capazes de tomar decisões complexas.
    O curso destaca aplicações práticas em automação e análise de dados.
  2. Internet das Coisas (IoT)
    Descubra o universo da Internet das Coisas (IoT) neste curso.
    Os participantes aprenderão conceitos essenciais, desde sensores até análise de dados em tempo real.
    Com ênfase em casos de uso práticos, o curso capacita os alunos a criar soluções IoT conectadas, explorando oportunidades em um mundo interconectado.
  3. Manufatura Adtiva
    Este curso especializado abrange as tecnologias revolucionárias de Manufatura Aditiva, com foco em impressão 3D.
    Os participantes aprenderão sobre processos, materiais e aplicações da impressão 3D, capacitando-os a criar objetos complexos.
    Ao final, os alunos estarão preparados para aplicar essas técnicas inovadoras na produção de peças personalizadas.

Mais informações: https://www.ufac.br/iot