A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 24a. edição da Maratona.

Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2018, mais de 50 mil estudantes de mais de 3000 escolas de mais de 100 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 135 (cerca de 1%) participam das Finais Mundiais do evento, no Porto, Portugal. Seis times brasileiros, dos quase de 800 participantes, estarão presentes nas finais mundiais.

A primeira fase da marotona de 2019 ocorrerá em 14 de setembro.

Final Brasileira será em Campina Grande organizada pela Unifacisa, nos dias 9 e 10 de novembro de 2018.

Os diretores da final são Jemerson Damasio e Hamurabi Medeiros (Unifacisa).

Site oficial do evento: http://maratona.ime.usp.br/