No dia 18 de março de 2019, os professores Olacir Castro (coordenador do curso de Sistemas de Informação) e Catarina Costa (coordenadora do grupo de pesquisa em computação da UFAC) assinaram o termo de recebimento de um computador com alto poder de processamento para o curso de Sistemas de Informação da UFAC.

O computador foi comprado com recursos do edital de apoio a grupos de pesquisa, lançado em 2018, com o valor máximo de 25 mil reais destinados a compra de equipamentos. Naquele momento, os professores Catarina Costa, Olacir Castro, Raoni Ferreira e Luiz Matos reuniram-se e escreveram um projeto intitulado “Análise de repositórios de software utilizando diferentes técnicas de descoberta de conhecimento”, vislumbrando unir suas áreas de pesquisa e trabalhar com alunos de PIBIC (Bruno, Tiago e Ítalo).

O projeto tem como objetivo analisar repositórios de software utilizando diferentes técnicas computacionais da Engenharia de Software, da Mineração de Textos e do Aprendizado de Máquina de tal forma que possam ser usadas para apoiar equipes de desenvolvimento de software. O projeto teve início em agosto de 2018 e tem seu término previsto para agosto de 2019.

As infraestruturas de análises estão em fase final e agora será o momento de realizar experimentos, ou seja, o computador chegou em ótima hora e agregará muito mais eficiência ao trabalho dos docentes e discentes envolvidos no projeto. Além disso, o computador (batizado de Imperial em homenagem a atlética do curso) poderá ser utilizado por todos os professores e alunos de Sistemas de Informação e do mestrado em Ciência da Computação.